Índice
O Paquistão é um país rodeado pelo Irão, pelo Afeganistão, pela China, pela Índia e pelo Mar da Arábia. Se percebermos bem esta posição geográfica, sabemos que o país é um culminar de várias culturas ao longo dos anos.
Com uma rica história, o Paquistão é um país asiático que levou com influências gregas e budistas. Foi do território do moderno Paquistão, que vieram duas das principais religiões praticadas no mundo, o hinduísmo e o budismo. Hoje predominantemente muçulmano, o Paquistão também tem cerca de 7 milhões de hindus e 3 milhões de cristãos.
Para um país com a extensão e importância histórica do Paquistão existe ali um número estranhamente reduzido de lugares classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. São seis, no total, com mais vinte e cinco na lista de candidatos.
UNESCO no Paquistão
Forte de Rohtas
Este forte encontra-se sensivelmente a meio caminho entre Lahore e Islamabad, junto à estrada N5 que une as duas cidades. Foi construído por Sher Shah Suri em meados do século XVI, sendo um excelente exemplo de arquitectura militar islâmica com influências indianas e turcas. Foi o último destes locais a ser adicionado à lista da UNESCO, o que veio a acontecer em 1997, ao abrigo dos critérios II e IV.
Taxila
Trata-se de outro local arqueológico, localizado a 30 km a noroeste de Islamabad. A cidade remonta ao período Gandhara tendo sido um importante núcleo urbano com influências Hindus e Budistas sendo ainda hoje considerado um lugar santo pelos seguidores daquelas religiões. Adicionado à lista da UNESCO em 1980 com base nos critérios III e VI.
Takht-i-Bahi e Sahr-i-Bahlol
O mosteiro budista de Takht-i-Bahi data do século I localiza-se nas imediações da cidade de Mardan, tendo há muito sido reduzido a ruínas. Por perto encontra-se a cidade fortificada de Sahr-i-Bahlol, da mesma época. Locais adicionados à lista de Património Mundial da Humanidade em 1980, com base no critério IV.
Forte de Lahore e Jardins de Shalimar
Este conjunto de dois locais encontra-se em Lahore e no roteiro que se segue escreverei um pouco mais sobre eles. Foram adicionados à lista em 1981 ao abrigo dos critérios I, II e III.
Monumentos Históricos de Makli
Makli é uma necrópole integrada na antiga cidade de Thatta, a cerca de 100 km a leste de Karachi. Os monumentos tumulares encontram-se geralmente em excelente estado, destacando-se os de uma série de monarcas e homens santos. O local foi adicionado à lista em 1981 com base no critério III.
Ruínas Arqueológicas de Moenjodaro
Localizado na margem direita do rio Indus, a norte de Karachi, a antiga cidade de Moenjodaro data do início do terceiro milénio antes de Cristo tendo sido, nos seus tempos áureos, uma das maiores cidades do sul da Ásia. As ruínas foram identificadas em 1922 e nos anos 30 teve lugar uma grande campanha de escavações mas após 1965 os trabalhos foram suspensos para assegurar a segurança das estruturas. Acredita-se que até hoje apenas uma terça parte da antiga cidade foi tocada pelos trabalhos arqueológicos. O local foi incluído na lista da UNESCO em 1980 ao abrigo dos critérios II e III.
Locais candidatos a Património Mundial
Lista de locais Candidatos à inclusão na lista de Património Mundial da UNESCO.
- Mesquita Badshahi, Lahore (1993);
- Mesquita Wazir Khan, Lahore (1993);
- Túmulos de Jahangir, Asif Khan e Akbari Sarai, Lahore (1993);
- Hiran Minar e Tanque, Sheikhupura (1993);
- Mausoléu de Hazrat Rukn-e-Alam, Multan (1993);
- Forte Rani Kot, Dadu (1993);
- Mesquita Shah Jahan, Thatta (1993);
- Túmulos Chaukhandi, Karachi (1993);
- Lugar Arqueológico de Mehrgarh (2004);
- Lugar Arqueológico de Rehman Dheri (2004);
- Lugar Arqueológico de Harappa (2004);
- Lugar Arqueológico de Ranigat (2004);
- Esculturas nas Rochas de Shahbazgarhi (2004);
- Esculturas nas Rochas de Mansehra (2004);
- Forte de Baltit (2004);
- Mausoléus de Bibi Jawindi, Baha’al-Halim e Ustead e Mausoléu e Mesquita de Jalaluddin Bukhari (2004);
- Mausoléu do Shah Rukn-e-Alam (2004);
- Porto de Banbhore (2004);
- Derawar e os Fortes do Deserto de Cholistan (2016);
- Paisagem Cultural de Hingol (2016);
- Paisagem Cultural do Sistema de Karez (2016);
- Paisagem Cultural de Nagarparkar (2016);
- Parque Nacional de Karakorum (2016);Parque Nacional de Deosai (2016);
- Floresta de Zimbros de Ziarat (2016);
- Minas de Sal de Khewra (2016).